top of page
Buscar
  • Foto do escritorCedibra

AUTORREGULAÇÃO E SRCC: Impactos no Crédito Consignado

Confira o texto que preparamos para você e entenda como pode influenciar seu negócio!

O Serviço de Registro de Crédito Consignado, ou SRCC, que foi implementado pela Câmara Interbancária de Pagamentos, possui por objetivo apoiar as instituições financeiras no cumprimento das regras da Autorregulação do Crédito Consignado.

___________________________________________________________________________________________


Quer se tornar um parceiro Cedibra? Clique AQUI.


_________________________________________________________________________________________

No momento de digitar um contrato no banco, ao informar o CPF do cliente, haverá uma comunicação com a base do SRCC a fim de identificar se ele tem algum contrato enquadrado nas regras do não comissionamento. Com isso, ele promete fortalecer os princípios bancários, a segurança e o bom atendimento aos clientes. Veja abaixo do que se trata a autorregulação e por onde iniciar esse processo: A autorregulação do crédito consignado


A Autorregulação de Crédito Consignado é consequência da Autorregulação Bancária, e objetiva regulamentar o processo de oferta e comercialização do crédito consignado. Ela se relaciona às regras para uma oferta adequada e de boa qualidade para o cliente, além de evitar fraudes.

Até então, 23 das instituições que oferecem crédito consignado aderiram à autorregulação. Totalizando, assim, quase 98% da carteira dos bancos em todo o Brasil.

Os impactos para o correspondente bancário

Visando reduzir consideravelmente as práticas enganosas e as ofertas abusivas que podem ser apresentadas ao consumidor, colocando o cliente em condição de desvantagem, os bancos reformularam a remuneração da comissão dos correspondentes bancários.


Alguns serviços não serão mais comissionados. São eles:


- Portabilidade ou Refinanciamento da Portabilidade

A portabilidade de crédito consignado e as novas operações de crédito provenientes de margem consignável liberada em razão de portabilidade, com redução no valor da parcela antes de 360 dias contados da data de contratação da operação de crédito consigna do na instituição financeira de origem.


- Crédito Consignado – Quitação antecipada

Pelo encaminhamento de novas operações de crédito consignado em prazo inferior a 90 dias contados da liquidação antecipada de operações de crédito consignado contratadas pelo beneficiário ou tomador, e efetivadas mediante TED, DOC, TEF ou qualquer outro meio. ___________________________________________________________________________________________


Quer se tornar um parceiro Cedibra? Clique AQUI.


_________________________________________________________________________________________ O mercado de crédito consignado


Como exposto anteriormente, a autorregulação tem como fim proteger os bancos e os clientes de ações danosas através de regras. Essas que as instituições financeiras se comprometem a seguir, além de serem supervisionados e serem cobrados em caso de descumprimento. Com isso, a meta é que algumas coisas básicas aconteçam. Entre elas:


· Elaborar um sistema de bloqueio de ligações para os consumidores que desejam não receber ofertas de crédito;

· Monitorar reclamações sobre os serviços;

· Selecionar medidas voltadas à transparência comercial e à qualificação de correspondentes bancários.

Para isso, devem seguir algumas regras:

· Treinamento e capacitação dos funcionários sobre a proteção e os direitos dos consumidores.

· Bloqueio de ligações de call center;

· Bloqueio de movimentações e transações financeiras suspeitas;

· Ações de orientação e informação para prevenção a fraudes. ___________________________________________________________________________________________


Quer se tornar um parceiro Cedibra? Clique AQUI.


_________________________________________________________________________________________

VEM COM A CEDIBRA!


Se ainda não é nosso parceiro, não perca mais tempo. Acompanhe-nos no Instagram clicando AQUI ou fale conosco, clicando AQUI!

2.514 visualizações0 comentário

Комментарии


bottom of page